top of page

AFROTURISMO | CULTURA SUBURBANA | TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

​Esses são os pilares que nos guiam a um trabalho de preservação da memória e valorização dos espaços urbanos e periféricos da cidade do Rio de Janeiro.

​​

O que fazemos?

Realizamos roteiros culturais e criativos a pé e em ônibus pela cidade do Rio de Janeiro de forma decolonizada e afrocentrada.

Um pouco da história da Guiadas Urbanas...

Karolynne Duarte é suburbana carioca e uma intelectual orgânica dos subúrbios, arquiteta e (sub)urbanista foi fazer o curso técnico em turismo após sua pós-graduação na intenção de modelar um produto que focasse nas histórias e memórias do seu lugar. Sua militância por uma cidade mais justa no que tange no direito à cidade a cultura começa durante sua graduação na UFF.  Inicia suas pesquisas naturalmente através de vivências urbanas afrorreferenciadas e culturais nos subúrbios e hoje atua produzindo projetos culturais que envolvem as histórias, memórias, patrimônios e a sustentabilidade desses projetos junto à comunidade local sempre atenta aos processos de ocupação urbana e a construção e consolidação da identidade cultural, da sociabilidade em relação às heranças culturais nos subúrbios cariocas, no recorte Grande Madureira/ Baixada de Irajá.

Em 15 de julho de 2012, Karolynne faz a ideação do Turismo Suburbano no Rio de Janeiro como proposta do seu projeto na pós em gestão ambiental na Politécnica da UFRJ. Em agosto de 2012, Karolynne Duarte inicia seu curso técnico em turismo com a finalidade de concretizar sua ideia e nomeia o projeto de "Guiadas Urbanas" durante a confecção de seu cartão de visitas. Veja o cartão da época:

 

 

que depois se torna a primeira operadora de turismo a envolver roteiros culturais e turísticos de forma criativa e impactante na transformação social em territórios suburbanos e afrodiaspóricos, através de um guiamento com responsabilidade social e rico em processos cognitivos de consciência identitária,  histórica, cultural e cidadã.

A ideia era gerar visibilidade a estes espaços e comunidades através de seu protagonismo histórico e cultural e promover, assim, valores incomensuráveis a estes espaços estigmatizados nos últimos anos por atributos depreciativos, que muitas vezes possuíam pela falta de atuação e olhar do poder público. Lugares que ecessitam ser pensados, revisitados na intenção de construir uma cidade mais justa onde os direitos à este lugar sejam possíveis de existir na lógica do contraponto da consciência moral que o cidadão também tem a necessidade de saber seu dever e se aterrar em valores pautados no processo de pertencimento com seu lugar e é assim que você coloca morador e turista sendo pessoas conectadas no processo de turismo, educação e cidadania, mitigando assim os processos de subalternização e não protagonismo em territórios que ainda precisam melhorar sua infraestrutura socioespacial. Eu atuo no Turismo há 10 anos. Tenho um projeto chamado Guiadas Urbanas, que costumo chamar de turismo cultural e suburbano. Neste projeto, minha intenção é  contribuir para  a formação de um novo olhar, pelo viés da cultura e da história local, para regiões suburbanas da cidade do Rio de Janeiro através de roteiros culturais e turísticos.

 

O Guiadas Urbanas busca trazer visibilidade e, assim, promover valores que são ocultados pelo preconceito reproduzido através da mídia. Esta acentua e centraliza esses espaços como potenciais e críticos aos problemas ligados à violência urbana e os mantém neste processo de subalternização e pouco investimento na qualificação e desenvolvimento desses espaços urbanos, consequentemente afetando a autoestima da população vivente. Arquiteta suburbanista, técnica em turismo e pesquisadora dos processos de ocupação urbana, da construção da identidade cultural, da sociabilidade em relação aos patrimônios e cotidiano nos subúrbios cariocas, no recorte Grande Madureira de forma afrorreferenciada. Karolynne Duarte é uma intelectual orgânica dos subúrbios, arquiteta e (sub)urbanista, técnica em turismo, e pesquisadora dos processos de ocupação urbana, da construção da identidade cultural, da sociabilidade em relação às heranças culturais nos subúrbios cariocas, no recorte Grande Madureira/ Baixada de Irajá de forma afroreferenciada. 


Idealizadora do Turismo Suburbano no Rio de Janeiro, criou em 2012 o empreendimento "Guiadas Urbanas", a primeira operadora de turismo de impacto sociocultural que desenvolve roteiros culturais e turísticos de forma criativa e impactante na transformação social de territórios suburbanos e periféricos através do guiamento com responsabilidade social e rico em processos cognitivos de consciência identitária, histórica e cultural. O objetivo da ideia de atuar neste nicho sempre foi de dar visibilidade e promover valores culturais a espaços que necessitam ser pensados, revisitados na intenção de construir uma cidade mais justa onde os direitos à este lugar sejam possíveis de existir na lógica do contraponto da consciência moral que o cidadão também tem a necessidade de saber seu dever e se aterrar em valores pautados no processo de pertencimento com seu lugar e é assim que você coloca morador e turista sendo pessoas conectadas no processo de turismo, educação e cidadania, mitigando assim os processos de subalternização e não protagonismo em territórios que ainda precisam melhorar sua infraestrutura socioespacial.

20210922_163044.jpg

NOSSA EQUIPE

KAROL DUARTE

@guiadasurbanas

+ 055 (21) 99905-6265

Rio de janeiro | Brasil

MANUTENÇÃO

@manutenção

+ 055 (21) 99999-9999

Penha | Rio de Janeiro

KAREN BARROS

@karenbarros84

+ 055 (21) 97644-2599

Rio de Janeiro | Brasil

Bruno Costa

info@meusite.com

(11) 3456-7890

Budapeste | Hungria

logo nova Guiadas Urbanas (1).png
bottom of page